political writings

Français    English    Italiano    Español    Deutsch    عربي    русский    Português

Repressom e direitos humanos
Mordechai Vanunu é impedido de receber prêmio de direitos humanos

Crítico de Israel, o ex-técnico nuclear Mordechai Vanunu ganhou o prêmio da Liga Internacional Alemã de Direitos Humanos, mas foi proibido de viajar a Berlim para receber a medalha Carl von Ossietzky.

10 de Dezembro de 2010


Mordechai Vanunu

O judeu marroquino Vanunu trabalhou como técnico da central nuclear de Dimona, no sul de Israel, até que, em 1986, deu declarações ao jornal britânico The Sunday Times em que mencionava detalhes do programa nuclear israelense. Logo depois, foi detido em Roma por agentes do Mossad, serviço secreto israelense, e levado de volta a Israel, onde foi julgado e condenado por traição.
Vanunu foi libertado em abril de 2004, após passar 18 anos na prisão, 11 deles em uma cela solitária. Desde então, é impedido de mudar de residência, entrar em contato com estrangeiros sem autorização prévia e de deixar o país, segundo a ONG Anistia Internacional.

Ossietzky morreu em um nazista
campo de concentração em 1938

O prêmio é dado pela Liga Internacional para grupos de defesa de direitos humanos e leva o nome do pacifista alemão Carl von Ossietzky, que recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1936. Ele não pôde ir a Oslo para receber a recompensa por estar preso em um campo de concentração nazista, onde morreu em 1938.

Diante da impossibilidade de entregar pessoalmente a medalha 2010, a Liga, que é contra a premiação na ausência do homenageado, decidiu cancelar a cerimônia de entrega do prêmio e substituí-la por uma manifestação para protestar contra a proibição, segundo a agência de notícias AFP. A ONG Anistia Internacional está fazendo uma campanha para pedir que as autoridades israelenses “retirem as restrições impostas a Vanunu”.

Daniella Cambaúva
Opera Mundi, 10 de dezembro de 2010.

Fonte:
http://operamundi.uol.com.br/noticias_ver.php?idConteudo=8159

Sobre Mordechai Vanunu, ver também:
- “Carta de Mordechai Vanunu ao Comité do Prémio Nobel da Paz”, silviacattori.net, 5 de março de 2009.
- “Having the atomic bomb is what has allowed Israel to fearlessly carry out its apartheid policy” - Entrevista com Mordechai Vanunu, por Silvia Cattori, silviacattori.net, 14 de outubro de 2005.